GRUPO DE ESTUDOS 2022 NO INSTITUTO DASEIN DE PSICOLOGIA HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E FILOSOFIA

Grupo de Estudos

Leituras em Daseinsanálise e Hermenêutica

Terças-feiras das 14h00 às 15h45. Grupo contínuo
Professor Alexandre Collarile Yamaguti

Os grupos de estudos são dispositivos fundamentais da continua formação de um psicólogo alinhado com os pressupostos fenomenológicos e hermenêuticos. Eles oferecem o assentamento e a reformulação das ideias que temos sobre nós mesmos e sobre a prática clínica. São assim, ao mesmo tempo, ensaio e espetáculo em termos de cuidado existencial: um espaço no qual testamos e expomos crenças, na medida em que conquistamos novas aberturas, questionamentos e possibilidades para o fazer clínico, em continua transformação.
 
O objetivo do grupo, portanto, é propiciar um espaço de formação distinto dos cursos regulares, com maior flexibilidade de conteúdo, e maior formalização de conteúdo do que em uma supervisão, que se debruça majoritariamente na discussão dos casos trazidos pelos participantes. O grupo propicia assim a possibilidade da articulação da literatura com as necessidades de compreensão, manejo e acolhimento com os quais somos confrontados cotidianamente.

Método e Requisitos:

Procuramos ter como disparador dos encontros sempre a leitura de textos da literatura daseinsanalítica e outros saberes clínicos pertinentes, mantendo estreito diálogo com capítulos ou artigos que propiciam as bases filosóficas que dão sustentação epistemológica para as leituras propostas. A discussão é encarnada pela tematização de situações clínicas, trazidas tanto pelos textos como pelos próprios participantes. O grupo é conduzido por um psicólogo clínico, em um formato horizontal, que busca acolher a exposição dos participantes, seus questionamentos e percepções pertinentes ao desenvolvimento de suas práticas. O grupo é um espaço plural, constituído por diversas vozes, desde profissionais em formação aos pós-graduados com mais tempo de formação.

O requisito principal é que os membros estejam dispostos à uma troca íntima, que possibilite a continua (de)formação de nossas compreensões sobre o sofrimento humano e o cuidado terapêutico pertinente a cada realidade, unindo recursos de diversas gerações e lugares de fala. Por conter temas e exposições sensíveis, os grupos não são gravados, como forma de garantir a proteção dos membros e manter a espontaneidade das discussões. Recomenda-se algum contato prévio com a psicologia fenomenológica e hermenêutica.

Leitura atual:

Seguindo com o intuito de privilegiar leituras de autores daseinsanalistas, para este semestre o grupo discute a possibilidade da leitura da obra “Verdade Emocional: o conteúdo filosófico das experiências emocionais” (2021) de Alice Holzhey-Kunz. No último semestre o grupo trabalhou com a obra “Psicoterapia e Análise Existencial: ensaios, escritos e conferências” (2019) de Ludwig Binswanger. Acreditamos na necessidade de leituras sistemáticas tanto da psicopatologia fenomenológica, quanto da própria daseinsanálise, visto a efervescência de novas traduções. Nota-se também que, no Brasil, durante muito tempo os grupos de estudos privilegiaram a necessária leitura do pensamento heideggeriano, mas acabaram por dar pouco espaço para a leitura sistemática dos clássicos da daseinsanálise.

Data e Horário:

Neste semestre o grupo deve acontecer inicialmente em modalidade remota e paulatinamente migrar para modalidade hibrida.  Os encontros acontecem às terças-feiras, das 14:00 às 15:45 via plataforma Zoom.
O retorno do grupo está programado para dia 18/02/2022. O período de férias do grupo é negociado coletivamente.
 
*Em parceria com a editora Via Vérita conseguimos condições especiais para a aquisição das obras lidas.
 
 
Bibliografia: 

BINSWANGER, LUDWIG. Psicoterapia e Análise existencial – ensaios conferências e outros documentos. Rio de Janeiro, Via Vérita, 2019.
 

Valores: 

R$180,00 mensais.

R$140,00 para alunos de outros cursos do Instituto.

Pagamento através de boleto bancário. 

Inscrições e informações: via Whatsapp, ou escreva para cursos@institutodasein.org

Alexandre Collarile Yamaguti

Psicólogo – PUC-SP, mestre em Psicologia Clínica – PUC-SP, doutorando em Psicologia Clínica – PUC-SP. Atua como analista existencial e supervisor clínico em consultório particular. Pesquisa a articulação entre Daseinsanálise e questões de gênero, com especial destaque para as masculinidades contemporâneas. Atualmente foca seu doutorado na investigação da recepção da daseinsanálise no Brasil.

Currículo Lattes.