top of page

ESPECIALIZAÇÃO 2022 NO INSTITUTO DASEIN DE PSICOLOGIA HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E FILOSOFIA

Especialização em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica

Online

           Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia fenomenológica e hermenêutica, área de conhecimento: Ciências Humanas e Ciências da Saúde; oferecido de forma online (mais informações em seguida), realizado em parceria entre Unisepe/UNIVR -CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO RIBEIRA (Credenciamento da pela Portaria MEC nº 1331, de 12 de Julho de 2019 publicado no DOU de 16 de julho de 2019) e Instituto Dasein de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica (Instituto Dasein). Certificação de Especialista reconhecida pelo MEC.

MUNDO OUTRO PENSAR

             As pessoas inscritas no curso de Especialização têm acesso a todos os cursos livres e seminários realizados pelo Instituto Dasein e hospedados na plataforma Mundo Outro Pensar sem custo adicional. Isso significa que além da grade fundamental de aulas da Especialização, poderão aprofundar seus estudos com o apoio do material já disponibilizado pela plataforma, que é ampliado constantemente. Isso visa possibilitar a cada estudante a criação de um caminho próprio de aprofundamento profissional em direção às perspectivas de maior interesse, partindo à princípio de uma formação ampla proporcionada pela grade fundamental. São mais de 1000 horas de cursos já disponíveis na plataforma Mundo Outro Pensar.

ONLINE

Todas as matérias são oferecidas online, por meio da Plataforma Zoom e podem ser acompanhadas ao vivo - modo síncrono -, possibilitando a interação com os professores e outros docentes, ou por meio das gravações - modo assíncrono (com exceção da matéria Reflexão Clínica que, por ter um caráter de discussão de experiências clínicas pessoais, optamos por restringir as exposição das pessoas envolvidas somente ao espaço dos presentes ao vivo na reflexão).

Algumas aulas acontecem no modo híbrido, ou seja, são realizadas diretamente da sede física do Instituto Dasein, no nosso auditório, cujas aulas estarão abertas a todos aqueles que quiserem participar de maneira presencial, e serão ao mesmo tempo transmitidas pela plataforma Zoom, possibilitando a interação entre estudantes presentes na sala física com aqueles presentes na plataforma online; nosso espaço foi preparado cuidadosamente para que o modelo híbrido ocorra da melhor maneira possível.

 

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

A concepção do programa da Especialização em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica é pensada de modo a oferecer a possibilidade de compreender os fenômenos psicológicos com amplitude, buscando aliar o entendimento existencial singular de cada modo de sofrimento com a consideração do modo como o nosso mundo, na sua estruturação histórica específica propõe e acentua determinados modos de sofrimento humano.

Para tanto, as matérias transitam pelos mais diversos campos de investigação: do aprofundamento nos fundamentos filosóficos à compreensão da psicopatologia fenomenológica; do aprendizado dos fundamentos e da teoria da clínica fenomenológica-existencial à discussão sobre os problemas da contemporaneidade e o impacto das questões estruturais da nossa tradição em nosso modo de cuidar. Nossa especialização convida ao aprofundamento em diferentes caminhos de desenvolvimento do pensamento. 
Nosso sistema de avaliação também segue a mesma lógica. A cada seis meses esperamos de nossas alunas e alunos um breve trabalho a ser apresentado sobre um tema de interesse, dentre os vários abordados nas diversas aulas, realizado de modo individual ou em grupo, como apresentação oral ou texto escrito. Ao término de dois anos letivos haverá três meses de orientação para o desenvolvimento do trabalho final, que pode ser realizado individualmente ou em grupo.
O programa parte da discussão filosófica mais ampla dos conceitos fundamentais da Psicologia, Fenomenologia e Hermenêutica em direção à atenção específica, em pequenos grupos, aos desafios presentes na realidade concreta dos alunos, seguindo o seguinte roteiro:

- Fundamentos filosóficos para o conceito de existência (dos gregos à fenomenologia de Husserl)

- Apresentação e discussão de Ser e Tempo de Martin Heidegger
- Psicopatologia Fenomenológica
- Teoria e história da daseinsanálise e da psicologia fenomenológica e hermenêutica de modo geral
- Sofrimento contemporâneo e estrutural
- Casos clínicos da literatura

- Atuações clínicas em diversos âmbitos e perspectivas fenomenológicas
- Reflexão clínica em grupo

Montamos também um Ciclo de Seminários com pensadoras e pensadores de referência internacional em nosso campo de estudo, que acontece seis vezes por ano. Nesse espaço já tivemos a presença de pensadores como Dan Zahavi, Thomas Fuchs, Alice Holzhey-Kunz, Irene Borges-Duarte, Uta Jaenicke, Caroline Gros, Jeff Malpas, entre muitos outros. Vale ressaltar que todos os seminários em língua estrangeira são traduzidos ao vivo pelo professor Marco Casanova, de tal modo que mesmo quem não tenha familiaridade com a língua em questão, possa acompanhar o pensamento das palestrantes.
 

PÚBLICO ALVO

Graduadas(os) em Psicologia, Medicina, Terapia Ocupacional, Filosofia e demais áreas afins.

CARGA HORÁRIA

Matriz Curricular de 1420 horas/aula (mil quatrocentas e vinte horas/aula)

  • Carga Horária Obrigatória:

    • 361 horas/aula de Aulas e Orientação, sendo compostas por 176 horas/aula de Aulas da Grade Fundamental, 62 horas/aula de Eletivas Temáticas, 48 horas/aula de Oficina de Escrita Acadêmica, 48 horas/aula de Ciclo de Seminários e  27 horas/aula de Orientação de Trabalho Final.

  • Carga Horária Optativa:

    • 1059 horas/aula, distribuídas entre 1008 horas/aula de Cursos Livres, 48 horas/aula de Monitoria e 3 horas/aula de Tutoria.
       

PERIODICIDADE

  • O Curso será ministrado no período de março de 2024 a maio de 2026, com início no dia 23 de março de 2024. No modo mensal os encontros acontecem aos sábados, das 09h20 às 18h10; no modo semanal, às segundas-feiras, das 19h30 às 21h10

  • 176 horas/aula obrigatórias da Grade Fundamental

  • 62 horas/aula obrigatórias de Eletivas Temáticas, que devem ser escolhidas e cursadas entre toda a programação de cursos livres disponíveis em nosso acervo, por meio de presença ao vivo (síncrona) e também através de nossas gravações (assíncrona)

  • 48 horas/aula obrigatórias de Oficina de Escrita Acadêmica (assíncrona)

  • 48 horas/aula obrigatórias de Ciclo de Seminários que ocorrerão aos sábados, três vezes por semestre, e podem ser cursadas por meio de presença ao vivo (síncrona) e também através de nossas gravações (assíncrona)

  • 27 horas/aula obrigatórias de março de 2026 a maio de 2026, para Orientação de Trabalho Final, divididas em 24 horas/aula de Aula de Orientação de Trabalho Final, que podem ser cursadas por meio de presença ao vivo (síncrona) e também através de nossas gravações (assíncrona) e 3 horas/aula de reunião com a Orientação

PLANO DE ENSINO

Apresentação do Curso: Apresentação da proposta do curso (4 horas/aula)

A Questão da Existência na História da Filosofia: Bases epistemológicas e filosóficas do pensamento científico ocidental (12 horas/aula)

Fenomenologia e Hermenêutica I: Estrutura fundamental da obra central da “primeira fase” do trabalho de Martin Heidegger: Ser e Tempo (18 horas/aula)

Fenomenologia e Hermenêutica II: Pensamento tardio de Martin Heidegger no seu caráter de crítica da contemporaneidade (8 horas/aula)

Implicações Clínicas de Ser e Tempo: Desdobramentos dos fundamentos da obra Ser e Tempo na reflexão acerca do método clínico apoiado na obra de Alice Holzhey-Kunz (10 horas/aula)

História da Daseinsanálise: Apresentação e discussão dos autores e obras fundamentais da psicologia fenomenológica e hermenêutica, com ênfase nas contribuições de Ludwig Binswanger e Medard Boss (14 horas/aula)

Psicopatologia Fenomenológica: Fundamentos da psicopatologia e Psicopatologia fenomenológica contemporânea (12 horas/aula)

Atuações Clínicas: Apresentação de diferentes modos de atuação nas práticas clínicas fenomenológicas (18 horas/aula)

Questões da Psicologia Contemporânea: Discussão sobre problemas atuais da Psicologia (18 horas/aula)

Abordagem Qualitativa Fenomenológica: Método fenomenológico de pesquisa e Elaboração de trabalhos acadêmicos (8 horas/aula)

Discussão de Casos Clínicos: Apresentação e análise de casos clínicos clássicos da Psicologia (12 horas/aula)

Reflexão clínica: Reflexão sobre questões clínicas propostas pelas(os) estudantes (12 horas/aula) 

Seminários: Ciclo de Seminários com pensadoras e pensadores de referência internacional em nosso campo de estudo (48 horas/aula)

Orientação de TCC: Discussão e reflexão sobre o trabalho final, que será realizado individualmente ou em grupo de até três pessoas (27 horas/aula)

Oficina de Escrita Acadêmica: Será ofertada por meio de aulas gravadas direcionadas ao desenvolvimento da escrita acadêmica, gênero de produção textual requerido nos trabalhos acadêmicos em geral (48 horas/aula)

Eletivas Temáticas: A partir do acervo de cursos livres disponibilizados, poderão ser livremente eleitas as matérias de interesse (62 horas/aula)
 

CORPO DOCENTE

PREÇO

  • 27 mensalidades de R$ 650,00

MATRÍCULA

  • R$300,00

PROJETO PEDAGÓGICO E12 - MENSAL (PDF)

PROJETO PEDAGÓGICO E13 - SEMANAL (PDF)

MAIS INFORMAÇÕES

especializacao@institutodasein.org

Formulário de inscrição
Faça aqui sua inscrição
bottom of page