top of page

ESPECIALIZAÇÃO 2022 NO INSTITUTO DASEIN DE PSICOLOGIA HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E FILOSOFIA

Especialização em

PATOLOGIAS DO CONTEMPORÂNEO

Online

MUNDO OUTRO PENSAR

             As pessoas inscritas no curso de Especialização têm acesso a todos os cursos livres e seminários realizados pelo Instituto Dasein e hospedados na plataforma Mundo Outro Pensar sem custo adicional. Isso significa que além da grade fundamental de aulas da Especialização, poderão aprofundar seus estudos com o apoio do material já disponibilizado pela plataforma, que é ampliado constantemente. Isso visa possibilitar a cada estudante a criação de um caminho próprio de aprofundamento profissional em direção às perspectivas de maior interesse, partindo à princípio de uma formação ampla proporcionada pela grade fundamental. São mais de 1000 horas de cursos já disponíveis na plataforma Mundo Outro Pensar.

 

ONLINE

Todas as matérias são oferecidas online, por meio da Plataforma Zoom e podem ser acompanhadas ao vivo - modo síncrono -, possibilitando a interação com os professores e outros docentes, ou por meio das gravações - modo assíncrono (com exceção da matéria Reflexão Clínica que, por ter um caráter de discussão de experiências clínicas pessoais, optamos por restringir as exposição das pessoas envolvidas somente ao espaço dos presentes ao vivo na reflexão).

Algumas aulas acontecem no modo híbrido, ou seja, são realizadas diretamente da sede física do Instituto Dasein, no nosso auditório, cujas aulas estarão abertas a todos aqueles que quiserem participar de maneira presencial, e serão ao mesmo tempo transmitidas pela plataforma Zoom, possibilitando a interação entre estudantes presentes na sala física com aqueles presentes na plataforma online; nosso espaço foi preparado cuidadosamente para que o modelo híbrido ocorra da melhor maneira possível.

OBJETIVOS

Objetivo geral

O objetivo central do curso é oferecer subsídios teóricos para uma prática clínica baseada na psicologia fenomenológica e hermenêutica, que não ignore a dimensão histórica e geográfica correspondente. Em outras palavras, busca-se proporcionar uma formação que seja rigorosamente consistente do ponto de vista teórico, apresentando bases filosóficas e bibliografia atualizada sobre os assuntos tratados. No entanto, também se objetiva não ser indiferente a um contexto histórico mais amplo, no interior do qual o fazer clínico ainda é possível.

Ao mesmo tempo em que vivemos em um horizonte histórico habitado por um vazio característico, também enfrentamos a realidade de sermos um país de terceiro mundo marcado por uma desigualdade social estrondosa. Nesse sentido, nosso principal objetivo é oferecer uma formação em psicologia fenomenológica e hermenêutica, que abranja o fazer clínico no Brasil do século XXI, também tendo como objetivo a produção de um conhecimento interseccional e Contracolonial, que fundamente a partir de várias cosmologias a compreensão e manejo do adoecimento.

Objetivos específicos

  • Capacitar teoricamente o discente para o exercício de modalidades de prática psicológica estruturadas a partir de bases hermenêutico-fenomenológicas, que possam servir como horizonte para a realização do trabalho clínico em seus desdobramentos possíveis;

  • Realizar uma crítica ao paradigma biomédico para pensar problemas próprios ao campo da saúde mental;

  • Preparar o discente para desafios de ordem clínica, cuja especificidade não esteja contemplada nos textos clássicos de fenomenologia clínica. Em outras palavras, capacitar o aluno a conduzir uma clínica no Brasil do século XXI;

  • Construir confluências de saberes científicos, terapêuticos, filosóficos e contracoloniais para as práticas de cuidado e compreensão do sofrimento.

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

No curso proposto, visamos realizar uma formação em psicologia fenomenológica e hermenêutica com ênfase em uma leitura crítica ao paradigma biomédico no que se refere ao seu caráter reducionista e na construção de um paradigma que considere a complexidade e a profundidade da experiência humana. O ponto central da reflexão proposta serão os modos de sofrimento humano no sentido psicopatológico tal como eles aparecem no nosso tempo. Para dar conta dessa proposta, a formação é concebida buscando trazer um olhar filosófico interseccional que possibilite o aprofundamento das estruturas descritas na psicopatologia, aliados a uma consideração contemporânea dos sofrimentos e seus cuidados e ao modo possível de entendimento e realização do campo da “saúde mental” no Brasil, considerando suas mazelas, peculiaridades e perspectivas acerca do sofrimento e práticas de cuidado inerentes ao nosso povo e território.
 

PÚBLICO ALVO

Nos últimos anos, observou-se um aumento no interesse por abordagens da chamada terceira força da psicologia, que inclui a Abordagem Centrada na Pessoa, a Gestalt-Terapia, a Análise Existencial, a Logoterapia, a Daseinsanálise, entre outras. Embora esse campo seja bastante fragmentado, os estudantes e interessados compartilham interesses comuns, sendo um deles a fundamentação filosófica dessas abordagens a partir da fenomenologia. Nesse contexto, mesmo que a formação proposta não se concentre nas abordagens da terceira via, mas, sim, na psicologia fenomenológica e hermenêutica, ela é destinada àqueles que buscam uma fundamentação para todas essas respectivas abordagens. Em outras palavras, trata-se de uma formação não apenas direcionada a fenomenólogos, mas a todos os estudantes e profissionais da saúde interessados em psicologia fenomenológica e hermenêutica, bem como nas outras linhas da terceira via em sua ligação originária com o pensamento fenomenológico e hermenêutico.

COORDENAÇÃO 

Coordenação acadêmico-pedagógica

  • Alexandre Marques Cabral - graduação em filosofia e teologia, possui mestrado e doutorado em filosofia (UFRJ e UERJ, respectivamente) e doutorado em teologia (PUC-RJ). É professor dos departamentos de filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Colégio Pedro II (CP II). Publicou vinte livros até o momento e diversos artigos em revistas especializadas.

  • André Sendra de Assis - Psicólogo, supervisor clínico e professor. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Sócio-fundador e diretor do Instituto Dasein de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica. Editor da Revista Científica Outro Pensar. Coordenador da Pós-Graduação lato-sensu em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica (Instituto Dasein/UNIVR).

  • André Fonck - Psicólogo (PUC-SP - ProUni), especialista em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica (Instituto Dasein). Psicoterapeuta e coordenador acadêmico do Instituto Dasein. Membro editorial da revista científica "OUTRO PENSAR: revista internacional de psicologia hermenêutica e fenomenológica". Se dedica principalmente ao estudo dos seguintes assuntos: (R)Existências Periféricas e Produção de Valores; Ecofenomenologia em Interface com os Saberes e Práticas de Cuidado dos Povos Originários da Terra; Sofrimento Existencial, Historicidade e Contemporaneidade; Daseinsanálise e Práticas Psi.; Ciência-Técnica, Natureza, Ontologia e Ética.

  • Jordy Tamura - Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - ProUni), mestrando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP/CAPES). Membro do grupo de pesquisa em fenomenologia da FCMSC-SP. Oferece cursos e grupos de estudos pelo projeto Fenomenologia e Saúde. 

CARGA HORÁRIA

Disciplinas Obrigatórias (192 horas):

1. Filosofia e Contemporaneidade (48 horas);

2. Fenomenologia Clínica (48 horas);

3. Clínica e Contemporaneidade (48 horas);

4. Desafios para uma Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica Brasileira (48 horas);

Disciplinas Eletivas Temáticas (120 horas):

Os alunos podem escolher cursos disponíveis na plataforma Mundo Outro Pensar, que abrangem temas específicos e complementares à formação em psicologia fenomenológica e hermenêutica.

Seminários Internacionais (48 horas):

- Participação em seminários que oferecem uma perspectiva internacional sobre temas relevantes para a psicologia fenomenológica e hermenêutica.

- Interação com profissionais e pesquisadores de diferentes países para ampliar a visão global da prática clínica fenomenológica contemporânea.

Observação:

A distribuição de horas pode ser ajustada conforme a necessidade do programa e a disponibilidade de recursos, mantendo o total de 360 horas.

PERÍODO E PERIODICIDADE

  • O curso será ministrado de abril de 2024 a maio de 2026, com início em 20 de abril de 2024. A distribuição de horários será realizada da seguinte maneira:

  • 192 horas/aula teóricas, distribuídas mensalmente em encontros de 2 horas/aula (50 minutos cada hora/aula), aos sábados das 9h20 às 18h10;  

  • 120 horas/aula de eletivas temáticas correspondentes aos cursos disponíveis na plataforma Mundo Outro Pensar, a serem assistidos ao longo de todo o período da especialização;

  • 48 horas/aula de seminários internacionais.

INTERDISCIPLINARIDADE

O curso é constituído a partir de quatro eixos disciplinares: Filosofia, Psicologia, Ciências da Saúde e Ciências Sociais. A especialização em “Patologias do Contemporâneo” visa fundamentar, na filosofia fenomenológica, uma prática clínica no campo da saúde mental que leve em consideração determinantes sociais na produção do sofrimento psíquico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

A especialização será dividida em quatro disciplinas:

  1. Filosofia e Contemporaneidade

  2. Fenomenologia Clínica

  3. Clínica e Historicidade

  4. Desafios para uma Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica Brasileira

METODOLOGIA

A especialização está dividida em quatro módulos disciplinares. No primeiro, intitulado “Filosofia e Contemporaneidade”, o aluno será apresentado à fenomenologia como filosofia e a outros filósofos decisivos para pensar a condição contemporânea. Em “Fenomenologia Clínica”, serão abordados trabalhos que exploram a fenomenologia no campo da saúde mental, realizados por autores como Karl Jaspers, Eugène Minkowski, Ludwig Binswanger, entre outros. Na disciplina “Clínica e Historicidade”, discutir-se-á a fenomenologia clínica a partir de problemas próprios ao mundo contemporâneo, algo não completamente abordado por autores clássicos. Por último, em “Desafios para uma Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica Brasileira”, discutem-se as possíveis contribuições da psicologia fenomenológica e hermenêutica no contexto brasileiro, desafio enfrentado por uma geração de pesquisadores brasileiros contemporâneos, não totalmente contemplado pelos autores clássicos. Em todos os módulos, o método de trabalho é sempre estruturado pelo trinômio leitura analítica de textos, crítica das bases estruturais e escuta às experiências em primeira pessoa. São esses, por sua vez, os três pilares da fenomenologia e da hermenêutica.

CORPO DOCENTE

PREÇO

  • 24 mensalidades de R$ 650,00;

  • Ex e atuais discentes de nossa Especialização em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica recebem 10% de desconto na mensalidade;

MATRÍCULA

  • De 18/12/23 até 21/12/23: 

    • ​R$50 de matrícula

      • ou isenção de matrícula com a antecipação da primeira parcela (R$650);

  • De 22/12/23 até 20/01/24:

    • ​R$120 de matrícula

      • ou R$60 + antecipação da primeira parcela (R$710)

  • De 21/01/24 até 20/02/24:

    • R$200 de matrícula

      • ou R$100 + antecipação da primeira parcela (R$750)

  • De 21/02/24 até 20/03/24:

    • R$270 de matrícula

      • ou R$150 + antecipação da primeira matrícula (R$800)

  • A partir de 21/03/24:

    • R$340 de matrícula

PROJETO PEDAGÓGICO (PDF)

MAIS INFORMAÇÕES

especializacao@institutodasein.org

Formulário de inscrição
Faça aqui sua inscrição
bottom of page