curso livre 2022 NO INSTITUTO DASEIN DE PSICOLOGIA HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E FILOSOFIA
Sofrimento e Clínica
o olhar de Alice Holzhey-Kunz
para a existência humana
1º Semestre de 2023
Prof. Dr. André Sendra de Assis
Pensar o sofrimento humano de uma maneira diversa do discurso técnico-cientificista é uma tarefa árdua para a qual sempre se colocou a serviço toda a tradição da Psicologia, Psiquiatria e Psicopatologia fundamentada nos pensamentos fenomenológico, hermenêutico e existencial. Por mais que possamos considerar alguns avanços nesse sentido, muitas vezes as propostas colocadas se mostraram de algum modo comprometidas com o discurso médico que interpreta o sofrimento “mental” como “doença” e, portanto, como um desvio negativo da “saúde”.
Alice Holzhey-Kunz – uma daseinsanalista suíça que foi aluna e supervisionanda de Medard Boss nos anos 70, com quem rompeu posteriormente por divergências teóricas – buscou superar esse impasse desenvolvendo, ao longo de mais de 30 anos, uma perspectiva clara e coesa no interior da Daseinsanálise que tem um caráter inovador. Para ela é necessário retornar à premissa inicial de Sigmund Freud: a suposição de que os sintomas têm um significado que é interpretativamente acessível. A partir dessa posição, a autora defende que é necessário ao daseinsanalista interpretar os comportamentos do paciente, porém, nesse caso, com uma grande diferença em relação à interpretação psicanalítica. A interpretação daseinsanalítica se daria com vistas à condição humana e não em direção ao arcabouço teórico especulativo da psicanálise.
Dessa forma, Alice Holzhey-Kunz visa propor um olhar renovado e livre de uma concepção tecnicista e normativa do sofrimento humano, pois considera que todo o sofrimento cotidiano traz consigo uma relação com a condição humana. Ou seja, o sofrimento “psíquico” é sempre também um sofrer pela condição humana e é justamente a capacidade de ouvir o modo como alguém se relaciona com a sua condição mais fundamental é que caracteriza o modo daseinsanalítico de escuta terapêutica.
O presente curso busca refletir sobre a proposta daseinsanalítica de Alice Holzhey-Kunz, acompanhando o modo como a autora pensa a existência humana a partir das perspectivas de a Søren Kierkegaard, de Martin Heidegger em Ser e Tempo e de Jean-Paul Sartre O Ser e o Nada. Dessa forma é possível propor uma interpretação do sofrimento humano e um trabalho terapêutico com bases claras e bem fundamentadas.
Não há qualquer pré-requisito para a realização do curso.
Conteúdo programático:
-
Heidegger e Freud: semelhanças e diferenças
-
Introdução à daseinsánalise hermenêutico-existencial
-
Autoilusão normal e autoilusão patológica - Parte 1
-
Autoilusão normal e autoilusão patológica - Parte 2
-
Angústia como afetividade fundamental de abertura da condição humana
-
Culpa existencial e culpa cotidiana
-
Vergonha existencial e ser-para-os-outros em Sartre
-
Nojo e inveja como respostas negativas à condição humana
-
Desespero como compreensão existencial dos sintomas e atuação (acting out) em Freud
-
Amor e confiança como afetividades protetivas ante à sobrecarga da condição humana
-
Escuta terapêutica como escuta filosófica e simpática
-
Críticas a Boss e ao pensamento tardio de Heidegger / Ter-de-ser um corpo
Referências bibliográficas:
HOLZHEY-KUNZ, Alice. Daseinsanálise: o olhar filosófico-existencial sobre o sofrimento psíquico e sua terapia. Rio de Janeiro: Via Verita, 2018.
HOLZHEY-KUNZ, Alice. Verdade emocional: o conteúdo filosófico das experiências emocionais. Rio de Janeiro: Via Verita, 2021.
HOLZHEY-KUNZ, Alice. Ensaios sobre o sofrimento humano: a existência entre esquecimento de si e lembrança emocional. Rio de Janeiro: Via Verita, 2022.
Duração: 12 aulas de 1h40 cada, totalizando 24 horas/aula.
Modalidade: gravação em vídeo
Professor:
André Sendra de Assis
Psicólogo e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB) vinculado à PUC-SP. Membro fundador do Instituto Dasein de Psicologia Hermenêutico-fenomenológica. Currículo Lattes
Para mais informações, nos escreva: cursos@institutodasein.org