top of page

curso livre 2022 NO INSTITUTO DASEIN DE PSICOLOGIA HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E FILOSOFIA

Fundamentos da Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica

2º Semestre de 2022
Quartas-feiras das 14h às 15h40
Início das aulas 24/08/2022
Prof. Dr. André Assis e Prof. Dr. Beto Machado

          O curso tem como objetivo explicitar os fundamentos da psicologia hermenêutico-fenomenológica proposta por Ludwig Binswanger e Medard Boss. Num primeiro momento será estudada a descrição de Martin Heidegger sobre o ser do homem a partir do termo Dasein (ser-aí), conforme apresentada em Ser e tempo. Essa temática abre espaço para o entendimento dos principais conceitos da psicologia fenomenológica e hermenêutica que serão expostos na segunda parte do curso a partir de textos dos autores citados acima. Ao mesmo tempo, serão incorporados à discussão outros pensadores que produziram conhecimento nessa área, de modo a esclarecer os pontos levantados e acompanhar o desenvolvimento desse campo de atuação.

Duração: 12 aulas de 1h40 cada, totalizando 24 horas/aula.

Modalidade híbrida: presencial + transmissão online ao vivo (Zoom) + gravação

As gravações em vídeo estarão disponíveis para serem assistidas ao longo do semestre, até dia 31 de janeiro de 2023.

Valores:

Até 4x de R$230,00

Descontos:

 

Para mais informações, nos escreva: cursos@institutodasein.org

André Sendra de Assis

Psicólogo e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB) vinculado à PUC-SP. Membro fundador do Instituto Dasein de Psicologia Hermenêutico-fenomenológica.

Currículo Lattes 

 

 

 

Paulo Roberto Reimão Machado

Psicólogo clínico, professor e supervisor clínico. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora (UÉvora/CAPES). Membro fundador do Instituto Dasein de Psicologia fenomenológica e hermenêutica. Autor do livro "Intimidade como método clínico".

Currículo Lattes

Andre Perfil.jpeg
perfil.jpg
bottom of page