curso livre 2022 NO INSTITUTO DASEIN DE PSICOLOGIA HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E FILOSOFIA

Terapia na Era da Técnica

contribuições à filosofia

(da ansiedade a depressão)

2º Semestre de 2022
Segundas-feiras das 14h às 15h40
Início das aulas 22/08/2022

Prof. Dr. Marco Casanova 

          Contribuições à filosofia (Do acontecimento apropriador) é certamente uma das obras mais importantes do século XX e juntamente com Ser e tempo a mais decisiva das expressões do pensamento heideggeriano. Encerrando em si os elementos centrais do período posterior à viragem, o livro nos permite acompanhar noções como acontecimento apropriador, história do ser, diferença ontológica, outro início, transição entre tantas outras. O objetivo do presente curso é reconstruir o complexo campo conceitual da obra com vistas à determinação de nossa condição contemporânea e do lugar da psicologia em nossa era. Há, com isso, um interesse de trafegar a linha tênue que reúne e separa filosofia e psicologia, abrindo ao mesmo tempo a possibilidade de determinar filosoficamente o que torna a ansiedade e a depressão entre outros transtornos em geral um fenômeno epocal. Não há qualquer pressuposto para a compreensão do curso.  

Duração: 12 aulas de 1h40 cada, totalizando 24 horas/aula.

Acompanhamento remoto - Transmissão online ao vivo das aulas por meio da plataforma Zoom. 

Os vídeos estarão também disponíveis para serem assistidos ao longo do semestre, com acesso até dia 31 de agosto de 2022.

Valores:

Acompanhamento remoto - Até 4x de R$230,00 sem juros (Via Pagseguro)
 

Descontos:

  • Ao se matricular em mais de um curso o aluno recebe 20% de desconto no valor total das inscrições.

  • Alunos do semestre passado recebem 15% de desconto no semestre atual.
    Descontos não cumulativos.

Para mais informações, nos escreva: cursos@institutodasein.org

Marco Casanova

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Associado do Departamento de Filosofia da UERJ, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009), A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), A falta que Marx nos faz (2017), Mundo e historicidade I (2017) e II (2020), Tédio e tempo (2020), A persistência da burrice (2020) e Existência e transitoriedade: para uma compreensão fenomenológica e hermenêutica dos transtornos existenciais (2021), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.

Casanova.jpg