top of page

curso livre 2022 NO INSTITUTO DASEIN DE PSICOLOGIA HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E FILOSOFIA

Intermundaneidades

sobre sonhos, corpos trans e cosmopolíticas

1º Semestre de 2023
Sextas-feiras das 10h20 às 12h
Início das aulas 17/03/2022

Prof. Dr. Alexandre Cabral

A proposta central do curso é a de caracterizar e operacionalizar o conceito de intermundaneidade na interpretação de três experiências múltiplas e difusas: os sonhos, os corpos trans e as cosmopolíticas. Por intermundaneidade, entendemos a ideia segundo a qual a experiência de mundo sempre vem atravessada e condicionada por uma diversidade de mundaneidade humanas e não humanas. Por esse motivo, o mundo não se identifica com a abertura do ente na totalidade, tampouco como certa figura epocal do ser, como quis Heidegger. A mundaneidade é sempre intersecção de uma heterogeneidade de campos de significação, sejam eles terrenos (Terra) e irredutíveis aos mundos históricos humanos, sejam os mundos humanos, também condicionados pelas mundaneidades compostas pelas ancestralidades.

 

No que tange às ancestralidades, a intermundaneidade assinala que somos seres-com-os-mortos e, por isso, as vozes dos/as antepassados/as falam em nós de diferentes formas. O mesmo acontece com as vozes das pessoas não humanas, inclusive das divindades que condicionam nossas cosmopercepções em geral. A partir da caracterização geral do conceito de intermundaneidade, investigaremos algumas compreensões do sonho entendidas como articuladoras de mundos. Estudaremos Roger Bastide, a cultura nagô e alguns relatos de terreiro. Em um segundo momento, estudaremos os corpos trans como corpos intermundanos, levando em conta Sam Burcier, Butler, Preciado e relatos de experiências pessoais. Por fim, estudaremos a noção de cosmopolítica como sendo explicitamente intermundana, uma vez que articula a pluriversalidade dos modos de percepção de mundo e pensa os sentidos políticos dessas estruturações. A finalidade do estudo é avaliar se faz ou não sentido para a tradição fenomenológica levar em conta o conceito de intermundaneidade.

Não há qualquer pré-requisito para a realização do curso.

 

Duração: 12 aulas de 1h40 cada, totalizando 24 horas/aula.

Modalidade online: transmissão online ao vivo (Zoom) + gravação

As gravações em vídeo estarão disponíveis para serem assistidas ao longo do semestre, até dia 31 de agosto de 2023.

Valores:

Até 4x de R$280,00
 

Descontos:

 

Para mais informações, nos escreva: cursos@institutodasein.org

Alexandre Cabral

Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Bennett, bacharel eclesiástico em Filosofia pelo Seminário São José do Rio de Janeiro, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), licenciado em Teologia pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Teologia na PUC-RJ. Professor adjunto do departamento de Filosofia da UERJ e professor de Filosofia do Instituto Federal Colégio Pedro II.

7_edited.jpg
bottom of page