EVENTOS EM 2022 NO INSTITUTO DASEIN DE PSICOLOGIA HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E FILOSOFIA

Eventos

CICLO DE SEMINÁRIOS 2022 NO INSTITUTO DASEIN DE PSICOLOGIA HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E FILOSOFIA

V Congresso Internacional - O mesmo e os outros.png
Ciclo de Seminários 2022

Seguindo a vocação original do Instituto Dasein para a internacionalização de nossas atividades e para a ampliação dos contatos com pesquisadores de renome internacional no campo da fenomenologia hermenêutica, esse ano nós teremos os nossos primeiros seminários internacionais livres. Durante seis meses, sempre uma vez por mês aos sábados, nós teremos a oportunidade de acompanhar por duas horas o que quer e o que pode a fenomenologia hoje. Com figuras como Alice Holzhey-Kunz, Dan Zahavi, Guenter Figal, Irene Borges Duarte, Steven Crowell, Thomas Fuchs e Uta Jaenicke, os seminários tendem a abrir não apenas perspectivas de compreensão, mas também e principalmente caminhos de diálogo com aquilo que se está fazendo hoje para além de nossas terras. Como sempre, todos estão convidados a participar.

Em 2021 tivemos:

Alice Holzhey-Kunz

Dan Zahavi

Gunter Figal

Irene Borges Duarte

Steven Crowell

Thomas Fuch

Convidados confirmados para 2022

Hans Ruin

PhD em Filosofia Teórica pela Stockholm University em 1994. Fundador do departamento de filosofia da Södertörn University em 1999. Co-fundador e ex-presidente da Nordic Society for Phenomenology (Sociedade Nórdica de Fenomenologia). De 2010 a 2015 foi diretor do programa multidisciplinar de seis anos de pesquisa chamado ”Time, Memory, and Representation - recent developments in historical consciousness” (Tempo, Memória e Representação - evoluções recentes na consciência histórica). Coeditor da edição suíça de Nietzsche's Collected Works (Trabalhos Coletados de Nietzsche. Membro da mesa de Hermeneutische Jahrbuch (Anais de Hermenêutica) e coeditor da Södertörn Philosophical Studies (Estudos Filosóficos de Södertörn).

Louis Sass

Louis A. Sass tem fortes interesses interdisciplinares envolvendo a interseção da psicologia clínica com a filosofia, as artes e os estudos literários. Suas publicações incluem análises críticas da teoria psicanalítica; estudos fenomenológicos da esquizofrenia; e artigos sobre noções de verdade e de si na psicanálise, filosofia hermenêutica e pós-modernismo. Ele é o autor de "Loucura e Modernismo: Insanidade à Luz da Arte Moderna, Literatura e Pensamento" e "Os Paradoxos da Ilusão: Wittgenstein, Schreber e a Mente Esquizofrênica". Ele também co-editou "Hermenêutica e Teoria Psicológica". Dr. Sass é membro do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, Nova York, e recebeu bolsas da National Endowment for the Humanities e da Fulbright Foundation. Atualmente, ele é membro do Instituto de Humanidades de Nova York e pesquisador associado na história da psiquiatria na Cornell Medical College. Ele também é pesquisador associado do Center for Cognitive Science e atua no corpo docente do Programa de Literatura Comparada, ambos da Rutgers.

Uta Jaenicke

Uta Jaenicke, doutora em medicina, é professora, analista de treinamento e supervisão no Daseinsanalytisches Seminar (Seminário Daseinsanalítico) em Zurique, na Suiça. Seu principal interesse está em desenvolver a teoria e prática da interpretação daseinsanalítica dos sonhos. Escreveu diversos artigos sobre esse assunto: em alemão e em inglês, no International Forum of Psychoanalysis (Fórum Internacional de Psicanálise). Um livro sobre a interpretação daseinsanalítica dos sonhos está em preparação.

Valor (por seminário avulso): R$90,00

 

Inscrição: cursos@institutodasein.org 

Design sem nome (5).png
Design sem nome (4).png
Design sem nome (3).png