Title

2º Semestre de 2023
Início: 18/08/23
Prof. Dr. Alexandre Cabral
Modalidade: curso online ao vivo + gravação em vídeo
Duração: 8 aulas de 1h40 cada, totalizando 16 horas/aula
O curso possui como proposta central operacionalizar o que poder-se-ia entender por hermenêutica decolonial com vistas a uma apropriação crítica dos pensamentos de Friedrich Nietzsche, Hannah Arendt e Jacques Derrida. Ainda que Derrida seja um pensador de origem argelina, ele, Arendt e Nietzsche se notabilizaram por pensar a partir da Europa ocidental e seus referenciais semântico-conceituais.
Se a decolonialidade implica uma hermenêutica decolonial que possibilite a realização de leituras críticas de autores, autoras e obras de certa tradição histórica, então, é plausível supor que referenciais teóricos euro-ocidentais não necessariamente devem ser operacionalizados de modo eurocêntrico. Essa hipótese irá guiar o presente curso. Para tanto, nos serviremos de conceitos e temas nietzschianos, arendtianos e derridianos com o intuito de relê-los de modo decolonial. Isso implica em retorsões de conceitos e criação de novas possibilidades interpretativas a partir de demandas decoloniais. Isso será realizado com os pensamentos e conceitos dos três autores citados.
Não há qualquer pré-requisito para a realização do curso.

Alexandre Cabral é licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Bennett, bacharel eclesiástico em Filosofia pelo Seminário São José do Rio de Janeiro, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), licenciado em Teologia pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Teologia na PUC-RJ. Professor adjunto do departamento de Filosofia da UERJ e professor de Filosofia do Instituto Federal Colégio Pedro II.