Title

2º Semestre de 2023
Início: 07/08/23
Prof. Dr. André Sendra de Assis
Modalidade: curso híbrido (presencial + online) ao vivo + gravação em vídeo
Duração: 4 aulas de 1h40 cada, totalizando 8 horas/aula
O presente curso visa refletir sobre dois aspectos fundamentais do sofrimento psíquico no mundo contemporâneo: a depressão e o tédio. Apesar de intimamente relacionados, cada um se refere a um estado particular. Enquanto a depressão pode ser entendida como um modo de sofrimento no qual a vontade e o querer se encontram obstruídos na sua possibilidade de realização, o tédio, por sua vez, fala de uma afetividade fundamental do nosso mundo com a qual o existente sempre se relaciona de um modo ou de outro.
Por meio do olhar de Alice Holzhey-Kunz, balizado nos textos publicados no seu novo livro Ensaios sobre o sofrimento humano: a existência entre o esquecimento de si e a lembrança emocional, serão discutidos os modos de aparecimento de tais fenômenos em sua relação com aquilo que podemos entender como a “condição humana” ou a dimensão ontológica do existir.
Desse modo, o que se busca é tratar dessas experiências no seu sentido existencial, escapando das perspectivas psicopatológicas que consideram o sofrimento “psíquico” como déficit em relação a uma normalidade presumida. Ou seja, o que está em jogo nesse olhar é compreender o modo como esse sofrimento aparece como uma sensibilidade existencial para os dilemas do existir humano que, por vezes, levam aquele que sofre a posições como a paralisia existencial, procrastinação e impossibilidade de querer.
Referências bibliográficas:
HOLZHEY-KUNZ, Alice. Daseinsanálise: o olhar filosófico-existencial sobre o sofrimento psíquico e sua terapia. Rio de Janeiro: Via Verita, 2018.
HOLZHEY-KUNZ, Alice. Verdade emocional: o conteúdo filosófico das experiências emocionais. Rio de Janeiro: Via Verita, 2021.
HOLZHEY-KUNZ, Alice. Ensaios sobre o sofrimento humano: a existência entre esquecimento de si e lembrança emocional. Rio de Janeiro: Via Verita, 2022.
Não há qualquer pré-requisito para a realização do curso.

André Sendra de Assis é psicólogo e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador da Pós-Graduação em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica do Instituto Dasein. Editor da Revista Outro Pensar. Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia Hermenêutico-fenomenológica e do Mundo Outro Pensar.