top of page

Title

2º Semestre de 2023

Início: 25/08/23

Prof. Dr. Alexandre Cabral

Modalidade: curso online ao vivo + gravação em vídeo

Duração: 8 aulas de 1h40 cada, totalizando 16 horas/aula

O curso se propõe a compreender a expressão “corpo fechado”, que é utilizada em contexto de terreiros de Candomblé, Umbanda, Omolokô e demais tradições religiosas de matrizes africanas, como uma dinâmica que não suprime a vulnerabilidade corpórea, porém potencializa modos político-existenciais de regulação das relações humanas em meios aos quais a exposição às alteridades e ao mundo não deixa a vulnerabilidade se transformar em precariedade. Trata-se de uma arte de viver que poder-se-ia entender como estética da reexistência, uma vez que exercida em contexto histórico no qual a alteridade se apresenta também como índice de violência.


Para dar conta dessa expressão – corpo fechado –, que será considerada um conceito ao longo do curso, iremos tematizar alguns afetos que permitem compreender como o corpo fechado afina o ser humano consigo, com outrem e com o mundo, além de tematizarmos a religiosidade dos malandros e malandras das macumbas e a noção de saúde entendida como modo ambivalente de ser: por um lado, a saúde se revela na abertura às alteridades e `mundanidade (ou mundanidades), por outro, como arte de se fechar para a violência à qual estamos ontologicamente expostos/as. Daí o paradigma do Tranca-Ruas das macumbas poder ser utilizado como símbolo da saúde a ser estudada neste curso.



Não há qualquer pré-requisito para a realização do curso.

Alexandre Cabral é licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Bennett, bacharel eclesiástico em Filosofia pelo Seminário São José do Rio de Janeiro, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), licenciado em Teologia pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Teologia na PUC-RJ. Professor adjunto do departamento de Filosofia da UERJ e professor de Filosofia do Instituto Federal Colégio Pedro II.

Adquira seu acesso
mundooutropensar.com.br
Anterior
Próximo
bottom of page