top of page

Title

2º Semestre de 2023

Início: 11/09/23

Prof. Dr. André Sendra de Assis

Modalidade: curso híbrido (presencial + online) ao vivo + gravação em vídeo

Duração: 4 aulas de 1h40 cada, totalizando 8 horas/aula

A partir da reflexão sobre o conceito de angústia, tal como proposta pela primeira vez por Soren Kierkegaard, como a disposição afetiva que abre diretamente a experiência da condição humana, o curso discute o modo como o sofrimento existencial se mostra nos chamados “transtornos psíquicos” e de que modo a clínica psicoterápica abre espaço para o cuidado com tais questões.


Nesse sentido, é mostrado como a sensibilidade para os dilemas fundantes da existência humana pode vir a abrir uma experiência ameaçadora ante a eles, e de que modo o existente que sofre se lança no sentido de combater essa ameaça por meio de ações sintomáticas que caracterizam os quadros diagnósticos em geral.


Por meio dessas considerações o modelo clínico tradicional, que busca sanar uma deficiência, deixa de fazer sentido e, se coloca no lugar uma possibilidade psicoterapêutica de cuidado com uma verdade com a qual o paciente se relaciona que não pode ser esquecida e tão pouco suportada. Abre-se espaço, então, para o afeiçoar-se afetivamente à verdade do existir que, até então, é experimentada apenas no seu caráter atemorizante.

Bibliográfica Básica

  • HOLZHEY-KUNZ, Alice.  Ensaios sobre o sofrimento humano: a existência entre esquecimento de si e lembrança emocional. Rio de Janeiro: Via Verita, 2022.

    • No mundo, vós tendes aflição (angústia): a angústia no campo de tensão de um discurso filosófico e psicopatológico. p. 71-90


    • Como a angústia se encontra em relação ao cuidado? Ou: uma psicoterapia daseinsanalítica pode se orientar filosoficamente pelo ponto de partida de pensamento de heidegger em ser e tempo? p. 91-121


    • A ambiguidade da experiência e a angústia de aprender com as experiências. p. 163-182



Bibliográfica Complementar​

  • HOLZHEY-KUNZ, Alice.  Daseinsanálise: o olhar filosófico-existencial sobre o sofrimento psíquico e sua terapia. Rio de Janeiro: Via Verita, 2018.

  • HOLZHEY-KUNZ, Alice.  Verdade emocional: o conteúdo filosófico das experiências emocionais. Rio de Janeiro: Via Verita, 2021



Não há qualquer pré-requisito para a realização do curso.

André Sendra de Assis é psicólogo e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador da Pós-Graduação em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica do Instituto Dasein. Editor da Revista Outro Pensar. Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia Hermenêutico-fenomenológica e do Mundo Outro Pensar.

Adquira seu acesso
mundooutropensar.com.br
Anterior
Próximo
bottom of page