top of page

curso livre 2022 NO INSTITUTO DASEIN DE PSICOLOGIA HERMENÊUTICA, FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E FILOSOFIA

Arte, Verdade e Psicoterapia

no pensamento de Martin Heidegger

1º Semestre de 2023
Segundas-feiras das 16h às 17h40
Início das aulas 13/03/2023

Prof. Dr. Marco Casanova 

O intuito primordial do presente curso é investigar em primeiro lugar o lugar da arte no pensamento heideggeriano no período posterior à viragem. Partindo antes de tudo de dois momentos específicos, quais sejam, as diversas versões do texto “A origem da obra de arte” e o opúsculo “A arte e o espaço”, nosso primeiro objetivo é explicitar as modulações da compreensão heideggeriana das relações entre arte e verdade. Em meio à análise desses dois momentos, pretendemos evidenciar antes de tudo o quanto Heidegger oscila entre uma visão histórico-epocal e uma visão fenomenológico-hermenêutica da obra de arte. Esse primeiro momento abrirá a possibilidade de pensar não apenas as ligações entre arte e acontecimento histórico, mas também entre arte e existência. Nesse campo, então, procuraremos instaurar um vínculo possível com a terapia enquanto abertura para os dilemas do existir no tempo.

 

Não há qualquer pré-requisito para a realização do curso.


Bibliografia:
CASANOVA, Marco. Eternidade frágil: Ensaio de temporalidade na arte. Rio de Janeiro: Editora Via Verita, 2013.
_______________. Existência e transitoriedade: Gênese, compreensão e terapia dos transtornos existenciais. Rio de Janeiro: Editora Via Verita, 2021. 
HEIDEGGER, Martin. “A origem da obra de arte”. Tradução de Irene Borges Duarte. In: Caminhos da floresta, Lisboa: Kalouste Gulbenkian, 2012. 
__________________. Contribuições à filosofia (Do acontecimento apropriador). Tradução de Marco Casanova. Rio de Janeiro: Editora Via Verita, 2014.
__________________. “A arte e o espaço”. (Tradução a ser disponibilizada) 

Duração: 12 aulas de 1h40 cada, totalizando 24 horas/aula.

Modalidade online: transmissão online ao vivo (Zoom) + gravação

As gravações em vídeo estarão disponíveis para serem assistidas ao longo do semestre, até dia 31 de janeiro de 2023.

Valores:

Até 4x de R$280,00 sem juros
 

Descontos:

Para mais informações, nos escreva: cursos@institutodasein.org

Marco Casanova

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Associado do Departamento de Filosofia da UERJ, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009), A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), A falta que Marx nos faz (2017), Mundo e historicidade I (2017) e II (2020), Tédio e tempo (2020), A persistência da burrice (2020) e Existência e transitoriedade: para uma compreensão fenomenológica e hermenêutica dos transtornos existenciais (2021), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.

Casanova.jpg
bottom of page