Fundamentos da Psicologia fenomenológica e hermenêutica

Início em 23 de março de 2022. Quartas-feiras das 14h às 15h40

Profs. André Sendra de Assis e Beto Machado

 

O curso tem como objetivo explicitar os fundamentos da psicologia hermenêutico-fenomenológica proposta por Ludwig Binswanger e Medard Boss. Num primeiro momento será estudada a descrição de Martin Heidegger sobre o ser do homem a partir do termo Dasein (ser-aí), conforme apresentada em Ser e tempo. Essa temática abre espaço para o entendimento dos principais conceitos da psicologia fenomenológica e hermenêutica que serão expostos na segunda parte do curso a partir de textos dos autores citados acima. Ao mesmo tempo, serão incorporados à discussão outros pensadores que produziram conhecimento nessa área, de modo a esclarecer os pontos levantados e acompanhar o desenvolvimento desse campo de atuação.

 

 

Duração:

 

12 encontros de 1h40, totalizando 24 horas/aula.

 

 

Modalidades:

Presencial - Tendo em vista o isolamento social colocado pela situação da pandemia, este semestre os cursos regulares acontecerão somente na modalidade de acompanhamento remoto online.

Acompanhamento remoto - Participação online ao vivo das aulas por meio da plataforma Zoom. 

Os vídeos estarão também disponíveis para serem assistidos ao longo do semestre na Plataforma Google Classroom até dia 31 de agosto de 2022.

 

Valores:

Acompanhamento remoto - 4x R$ 230 (boleto bancário)

Descontos:

  • 50% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 10/01/2022.
  • 25% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 10/02/2022.
  • Ao se matricular em mais de um curso o aluno recebe 20% de desconto no valor total das inscrições.
  • Alunos do semestre passado recebem 15% de desconto no semestre atual.
  • Descontos não cumulativos.

 

Inscrições e informações, nos escreva:

cursos@institutodasein.org

 

André Sendra de Assis

Psicólogo e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB) vinculado à PUC-SP. Membro fundador do Instituto Dasein de Psicologia Hermenêutico-fenomenológica.

Currículo Lattes 

 

Paulo Roberto Reimão Machado

Psicólogo e supervisor clínico formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Filosofia pela Universidade de Évora (UÉ/CAPES), Portugal. Membro fundador do Instituto Dasein de Psicologia Hermenêutico-fenomenológica.

Currículo Lattes