Técnica, Biopolítica e Necropolítica: Martin Heidegger, Michel Foucault e Achille Mbembe

Início em 25 de agosto de 2021. Quartas-feiras das 16h às 18h.

Profs. Cristine Mattar e Marco Casanova

 

Heidegger e Foucault são autores que possuem uma ressonância de fundo em suas obras. Se Heidegger é um autor decisivo para a compreensão do caráter histórico dos fenômenos em geral, Foucault levou adiante essa compreensão por meio de um enraizamento da historicidade na ligação entre práticas específicas e regimes de verdade. Esse nexo estrutural entre os dois pensadores está presente em um campo temático determinante para a constituição da condição contemporânea e para o acompanhamento de nossos dilemas existenciais em geral: o campo da ligação entre técnica, verdade, subjetivação e poder. São também filósofos de forte influência sobre a psicologia, seja apontando sua condição ontológica de possibilidade, a existência aquém de qualquer ciência e técnica, seja denunciando os perigos da psicologização como forma jurídica e dispositivo moderno de controle da vida. O intuito primordial do presente curso, portanto, é acompanhar os traços fundamentais da concepção heideggeriana da técnica e a extensão dessa concepção na visão foucaultiana da biopolítica, a fim precisamente de discutir a partir deles nossa condição atual de crise dos modos de subjetivação e de domínio da vida pela desregulamentação. Achille Mbembe entra, por fim, nesse contexto, uma vez que leva adiante a noção de biopolítica, alterando as noções de governamento da vida para a noção de administração da morte. Tendo em vista as peculiaridades regionais do horizonte histórico brasileiro, a noção mbembiana de necropolítica torna possível uma apropriação diversa da biopolítica e da técnica. Este curso, portanto, analisará os diagnósticos epocais empreendidos por estes pensadores em suas conexões e apresentará as interfaces com a psicologia contemporânea, demandada não somente a estabelecer-se a partir de novas bases, não subjetivantes e não normatizadoras, mas também convocada à urgente descolonização de seus saberes e práticas.  

 

Marco Casanova

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009) e A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), A falta que Marx nos faz (2017), Mundo e historicidade 1 e 2: Leituras fenomenológicas de Ser e tempo – Existência e mundaneidade (2017) e Tempo e historicidade (2020), A persistência da burrice (2020), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.

Cristine Monteiro Mattar

Doutora em Psicologia Social (UERJ), Pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e estudos da subjetividade da UFF, área de concentração Subjetividade e Clínica. Supervisora clínica. Autora de Mulher, Intimismo e Violência Conjugal: tecendo redes e histórias; Psicologia, cuidado de si e clínica: diálogos com Kierkegaard e Foucault e Depressão: doença ou fenômeno epocal?, ambos pela Via Verita. 

 

Duração:

12 aulas de 2 horas cada, totalizando 24 horas de aula. Verifique os dias e horários dos cursos na agenda.

 

Modalidades:

Presencial - Tendo em vista o isolamento social colocado pela situação da pandemia, este semestre os cursos regulares acontecerão somente na modalidade de acompanhamento remoto online.

Acompanhamento remoto - Transmissão online ao vivo das aulas por meio da plataforma Zoom. 

Os vídeos estarão também disponíveis para serem assistidos ao longo do semestre na Plataforma Google Classroom, até dia 31 de janeiro de 2022.

 

Valores:

Acompanhamento remoto - 4x R$ 230 (boleto bancário)

Descontos:

  • 50% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 15/07/2021.
  • 25% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 31/07/2021.
  • Ao se matricular em mais de um curso o aluno recebe 20% de desconto no valor total das inscrições.
  • Alunos do semestre passado recebem 15% de desconto no semestre atual.
  • Descontos não cumulativos.

 

Inscrições e informações, nos escreva:

cursos@institutodasein.org