Sujeições contemporâneas: dialogando com Byung-Chul Han e Judith Butler

Início 19 de março de 2021, das 14h às 16h

Prof. Alexandre Marques Cabral 

 

Desde que Foucault identificou a relação entre subjetivação e sujeição, os estudos dos modos de naturalização das formas de sujeição humanas têm se diversificado notoriamente. Há, contudo, o que poder-se-ia chamar de duplo vetor histórico em tais considerações, qual seja, um que afirma que a positividade da autoafirmação do sujeito é um signo evidente de um tipo de sujeição próprio do nosso tempo e o outro que assinala que a sujeição se estabelece mediante a naturalização de modos de ser normatizados, que, por sua vez, produzem a abjeção de formas não normativas de ser. Esses modos de sujeição acabam por atravessar um mesmo eixo histórico e, por vezes, se mesclam em pessoas e grupos. Para dar conta paradigmaticamente desses vetores, escolhemos as obras de Byung-Chul Han e Judith Butler. Se o primeiro assinala em diversas obras que a especificidade do nosso tempo é que ele é regido por uma espécie de “ditadura da positividade”, que instaura uma lógica narcísica em meio à qual o sujeito se engolfa em uma liberdade que se apresenta através da dinâmica do autoempreendedorismo, o que condiciona patologias contemporâneas como depressão e burnout, a segunda descreve os modos de o discurso e o poder subjetivarem indivíduos e condicionarem instituições, com vistas à produção de normatizações diversas, o que possui como efeito colateral a produção de corpos que não importam, vidas que não são reconhecidas como plenamente vivas. O jogo da positividade e da negatividade que aparece no contraste entre Han e Butler produz uma luz de inteligibilidade para uma compreensão da complexidade de sujeições que condicionam as existências na contemporaneidade. Eis o conteúdo do que será estudado neste curso. 

 

Duração:

12 aulas de 2 horas cada, totalizando 24 horas de aula. Verifique os dias e horários dos cursos na agenda.

 

Modalidades:

Presencial - Tendo em vista o isolamento social colocado pela situação da pandemia, este semestre os cursos regulares acontecerão somente na modalidade de acompanhamento remoto online.

Acompanhamento remoto - Transmissão online ao vivo das aulas por meio da plataforma Zoom. 

Os vídeos estarão também disponíveis para serem assistidos ao longo do semestre na Plataforma Google Classroom até dia 31 de agosto de 2021.

 

Valores:

Acompanhamento remoto - 4x R$ 230 (boleto bancário)

Descontos:

  • 50% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 11/01/2021.
  • 25% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 08/02/2021.
  • Ao se matricular em mais de um curso o aluno recebe 20% de desconto no valor total das inscrições.
  • Alunos do semestre passado recebem 15% de desconto no semestre atual.
  • Descontos não cumulativos.

 

Inscrições e informações, nos escreva:

cursos@institutodasein.org