Fenomenologia da alteridade e pensamento decolonial: uma discussão com a fenomenologia judaica de Martin Buber, Emmanuel Lévinas e Hannah Arendt

Início 19 de marçoo de 2021, das 10h30 às 12h30

Prof. Alexandre Marques Cabral 

 

O objetivo principal do curso é assinalar a relevância do que poder-se-ia chamar de “fenomenologia judaica” para os propósitos centrais do pensamento decolonial. Levando em conta a centralidade da questão da alteridade para Buber, Lévinas e Arendt, é possível relacioná-la com a tarefa decolonial de emancipação do outro entendido como subhumanidade em alteridade fenomenologicamente irredutível e digna. Se o problema fenomenológico do outro, no entendimento dos autores destacados, aponta para a inabsorção de sua incomparabilidade, a “catástrofe metafísica”, tal qual assinalada por Nelson Maldonado Torres, que acaba por transformar a relação “eu-outro” em “senhor-escravo”, manifesta a experiência histórica colonial por excelência. Essa diferença entre o outro fenomenologicamente considerado e o outro colonialmente sequestrado talvez possibilite entender o sentido das lutas decoloniais, a saber, afirmar a irredutibilidade do outro como horizonte de transformação das condições históricas de promoção do outro entendido como ontologicamente inferior. Eis o sentido deste curso.

 

Duração:

12 aulas de 2 horas cada, totalizando 24 horas de aula. Verifique os dias e horários dos cursos na agenda.

 

Modalidades:

Presencial - Tendo em vista o isolamento social colocado pela situação da pandemia, este semestre os cursos regulares acontecerão somente na modalidade de acompanhamento remoto online.

Acompanhamento remoto - Transmissão online ao vivo das aulas por meio da plataforma Zoom. 

Os vídeos estarão também disponíveis para serem assistidos ao longo do semestre na Plataforma Eventials até dia 31 de agosto de 2021.

 

Valores:

Acompanhamento remoto - 4x R$ 230 (boleto bancário)

Descontos:

  • 50% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 11/01/2021.
  • 25% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 08/02/2021.
  • Ao se matricular em mais de um curso o aluno recebe 20% de desconto no valor total das inscrições.
  • Alunos do semestre passado recebem 15% de desconto no semestre atual.
  • Descontos não cumulativos.

 

Inscrições e informações, nos escreva:

cursos@institutodasein.org