Depressão e tédio: Do caráter epocal dos transtornos existenciais em geral

Início 17 de março de 2021, das 17h às 19h

Profs. Cristine Mattar e Marco Casanova

O objetivo do presente curso é antes de tudo discutir o caráter histórico dos transtornos existenciais em geral. Para tanto, partiremos do caso paradigmático da depressão e dos índices alarmantes de depressivos em nosso tempo, a fim de questionar até que ponto a depressão precisa ser considerada para além do paradigma médico que a estabelece como doença e desenvolve estratégias médicas e medidas de saúde pública para lidar do o problema. A partir daí, analisaremos a condição contemporânea e os elementos que acompanham precisamente o fenômeno da depressão: cansaço, estresse, hiperatividade, produção constante de si, desempenho, diversão entre outros. Em discussão com autores como Michel Foucault, Alain Ehrenberg, Byung-Chul Han e Gianni Vattimo, procuraremos acompanhar os sintomas propriamente ditos do que poderíamos chamar de o mundo da depressão. Em um segundo momento, trataremos desses sintomas em sintonia com as descrições heideggerianas do tédio profundo como tonalidade afetiva fundamental de nosso ser-aí atual e da técnica como medida vinculadora de nosso tempo. A ideia, portanto, é sondar o horizonte mesmo de compreensão da depressão como um fenômeno de época.

 

Duração:

12 aulas de 2 horas cada, totalizando 24 horas de aula. Verifique os dias e horários dos cursos na agenda.

 

Modalidades:

Presencial - Tendo em vista o isolamento social colocado pela situação da pandemia, este semestre os cursos regulares acontecerão somente na modalidade de acompanhamento remoto online.

Acompanhamento remoto - Transmissão online ao vivo das aulas por meio da plataforma Zoom. 

Os vídeos estarão também disponíveis para serem assistidos ao longo do semestre na Plataforma Eventials, até dia 31 de agosto de 2021.

 

Valores:

Acompanhamento remoto - 4x R$ 230 (boleto bancário)

Descontos:

  • 50% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 11/01/2021.
  • 25% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 08/02/2021.
  • Ao se matricular em mais de um curso o aluno recebe 20% de desconto no valor total das inscrições.
  • Alunos do semestre passado recebem 15% de desconto no semestre atual.
  • Descontos não cumulativos.

 

Inscrições e informações, nos escreva:

cursos@institutodasein.org