A filosofia francesa contemporânea em diálogo ou quatro vozes da diferença: Deleuze, Foucault, Derrida e Levinas

Início 10 de setembro de 2020, das 18h às 20h

Prof. Marco Casanova 

A filosofia francesa contemporânea possui um lugar paradigmática não apenas para o acompanhamento do que podemos chamar de uma mudança radical de paradigmas na compreensão do ser do homem, mas também na análise das estruturas de poder e controle que passaram a vigorar com a crise do mundo tradicional no final do século XIX. O signo dessa mudança passa pela afirmação do caráter originário da diferença e pelas consequências que cada um dos quatro vai retirar dessa afirmação. Se para Deleuze e Foucault o primado da diferença se transforma em campo de combate e de abertura de novos modos de povoamento da terra, de novas formas de habitação do todo, Derrida e Levinas se concentram antes em acentuar a diferença como campo de resistência em relação às estratégias de reificação próprias ao domínio identitário na lida com textos, com obras, com os outros. No fundo dos quatro, então, ressoa uma nova política, uma nova ciência, e, por conseguinte, também uma nova análise do sofrimento existencial e de suas terapias possíveis. É ao encontro desse novo campo de jogo que procuraremos nos encaminhar por meio da leitura de quatro pequenos textos de nossos autores:

- “Crítica e clínica” (Deleuze);

- “O nascimento da clínica” (Foucault);

- “Freud e a cena da escritura” (Derrida);

- “Totalidade e infinito” (Levinas).

 

Duração:

12 aulas de 2 horas cada, totalizando 24 horas de aula. Verifique os dias e horários dos cursos na agenda.

 

Modalidades:

Presencial - Tendo em vista o isolamento social colocado pela situação da pandemia, este semestre os cursos regulares acontecerão somente na modalidade de acompanhamento remoto online.

Acompanhamento remoto - Transmissão online ao vivo das aulas por meio da plataforma Zoom. 

Os vídeos estarão também disponíveis para serem assistidos ao longo do semestre na Plataforma Eventials.

 

Valores:

Acompanhamento remoto - 4x R$ 230 (boleto bancário)

Descontos:

  • 50% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 16/08/2020.
  • 25% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 30/08/2020.
  • Ao se matricular em mais de um curso o aluno recebe 20% de desconto no valor total das inscrições.
  • Alunos do semestre passado recebem 15% de desconto no semestre atual.
  • Descontos não cumulativos.

 

Inscrições e informações, nos escreva:

cursos@institutodasein.org

 

Marco Antonio Casanova

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009) e A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.
Currículo Lattes.