Leituras Fenomenológicas de Ser e Tempo: da significância do mundo ao reino do impessoal

Início em 26 de agosto de 2021, quintas-feiras das 14h às 16h

Prof. Marco Casanova

Ser e tempo é certamente uma das obras mais importantes, senão a mais importante do século XX. Reunindo em si as tradições da fenomenologia e da hermenêutica, Heidegger empreende na obra algo que funciona ao mesmo tempo como uma resposta contemporânea ao problema da verdade, na mesma medida em que acentua a impossibilidade de se escapar, na consideração de tal problema, da historicidade que acompanha tudo o que é e pode ser. A obra, assim, nos fala a princípio de nossa absorção em uma capa de preconceitos historicamente constituída, na mesma medida em que nos remete para uma experiência existencial capaz de promover o aparecimento de um campo de liberdade em relação a tal absorção. Com isso, alcançamos por um lado a possibilidade de compreender o quanto nossos comportamentos em geral são estruturados de maneira normativa pela tradição, assim como descobrimos a possibilidade, por outro, de encontrar em nossa nadidade estrutural um fator de mobilização da própria historicidade. Nesse semestre, daremos prosseguimento às nossas leituras fenomenológicas de Ser e tempo a partir do parágrafo 18 e acompanharemos nesse contexto o ápice da noção de significância. Em seguida, nos dedicaremos aos parágrafos voltados para pensar o espaço existencial (§§ 19-24) e, por fim, à descrição do mundo do impessoal, da hermenêutica cotidiana. O que veremos, com isso, é o quanto as organizações da existência possuem a princípio uma relação com modos de espacialização sedimentados, com significados fenomênicos normativos e normalizantes, assim como com sentidos basilares que sustentam em sua pretensa positividade a estabilidade do dia a dia. Não há qualquer pressuposto para a compreensão do curso.

 

Duração:

12 aulas de 2 horas cada, totalizando 24 horas de aula. Verifique os dias e horários dos cursos na agenda.

 

Modalidades:

Presencial - Tendo em vista o isolamento social colocado pela situação da pandemia, este semestre os cursos regulares acontecerão somente na modalidade de acompanhamento remoto online.

Acompanhamento remoto - Transmissão online ao vivo das aulas por meio da plataforma Zoom. 

Os vídeos estarão também disponíveis para serem assistidos ao longo do semestre na Plataforma Google Classroom, até 31 de janeiro de 2022.

 

Valores:

Acompanhamento remoto - 4x R$ 230 (boleto bancário)

Descontos:

  • 50% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 15/07/2022.
  • 25% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 31/07/2022.
  • Ao se matricular em mais de um curso o aluno recebe 20% de desconto no valor total das inscrições.
  • Alunos do semestre passado recebem 15% de desconto no semestre atual.
  • Descontos não cumulativos.

 

Inscrições e informações, nos escreva:

cursos@institutodasein.org

 

Marco Antonio Casanova

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009) e A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.
Currículo Lattes.