Existência e Sofrimento: gênese existencial do sofrimento humano em diálogo com Alice Holzhey-Kunz

Início 10 de setembro de 2020, das 10h30 às 12h30

Prof. Marco Casanova

Daseinsanálise – o olhar fenomenológico-existencial sobre o sofrimento psíquico e sua terapia. Esse é o título do livro hoje clássico de Alice Holzhey-Kunz, uma das fundadoras do Instituto de Daseinsanálise em Zurique, antiga assistente de Binswanger e aluna de Boss, além de figura mais do que central na constituição do espaço mesmo de constituição de uma psicologia fenomenológica e hermenêutica. Nesse livro, o que se tenta compreender é antes de tudo quais foram os impactos da fenomenologia e, mais especificamente, da fenomenologia hermenêutica de Heidegger, sobre a psicologia, a psiquiatria e a psicanálise. Tal impacto, por sua vez, não pode ser medido pelas contribuições positivas do pensar heideggeriano para um conjunto de problemas clássicos dessa área particular do saber, mas precisa ser considerado inversamente a partir de uma interpretação radicalmente diversa da própria gênese do sofrimento existencial. Ao invés de pensar o sofrimento a partir de uma série de problemas ônticos, com os quais o homem em geral se vê confrontado em sua vida cotidiana, Heidegger abre para nós a possibilidade de ver a própria indeterminação ontológica da existência como a gênese do sofrimento. Assim, o sofrimento psíquico vem à tona não como uma deficiência, mas como o resultado antes de uma “escuta particularmente aguçada para a nossa indeterminação”, assim como de um desdobramento incontornável de uma “inclusão pré-ontológica” que matiza nossas experiências em geral. Neste curso, o que pretendemos fazer, assim, é acompanhar em toda a sua envergadura, a exposição de Alice Holzhey-Kunz em seu livro, discutindo e aprofundando as várias perspectivas que surgem a partir daí para a compreensão e para a terapia voltada para o sofrimento humano.

Nós partiremos agora, porém, das partes 3 e 4 do livro, que tratam respectivamente do sofrimento psíquico e das consequências da compreensão do peculiar a tal sofrimento no desenvolvimento de terapias.

 

Duração:

12 aulas de 2 horas cada, totalizando 24 horas de aula. Verifique os dias e horários dos cursos na agenda.

 

Modalidades:

Presencial - Tendo em vista o isolamento social colocado pela situação da pandemia, este semestre os cursos regulares acontecerão somente na modalidade de acompanhamento remoto online.

Acompanhamento remoto - Transmissão online ao vivo das aulas por meio da plataforma Zoom. 

Os vídeos estarão também disponíveis para serem assistidos ao longo do semestre na Plataforma Eventials.

 

Valores:

Acompanhamento remoto - 4x R$ 230 (boleto bancário)

Descontos:

  • 50% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 16/08/2020.
  • 25% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 30/08/2020.
  • Ao se matricular em mais de um curso o aluno recebe 20% de desconto no valor total das inscrições.
  • Alunos do semestre passado recebem 15% de desconto no semestre atual.
  • Descontos não cumulativos.

 

Inscrições e informações, nos escreva:

cursos@institutodasein.org

 

Marco Antonio Casanova

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009) e A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.
Currículo Lattes.