III Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica 

De 15 a 17 de Maio de 2020, das 9h às 22h30

 
No âmbito da compreensão e da terapia voltada para o sofrimento existencial, afeto e cuidado são termos que se correquisitam. Não há por princípio nenhuma forma de cuidar do ente humano em sua sempre estranha travessia entre o início abrupto em meio às requisições da vida e o fim constantemente à espreita em todas as suas mais diversas possibilidades de ser, que já não envolva uma disposição afetiva para o outro. Na mesma medida, também não há nenhum afeto autêntico que já não encerre em si um aceno para a necessidade originariamente presente de uma lida cuidadosa com o outro: cuidar implica estar afetado pelo outro, do mesmo modo que o estar afetivamente disposto nos impele a cuidar. Assim, ao buscarmos um tema que pudesse uma vez mais reunir os diversos esforços em torno da difusão e do aprofundamento dialógico da psicologia fenomenológica e hermenêutica, o tema afeto e cuidado veio à tona como que por si mesmo. Ele é por um lado um tema bastante abrangente, que pode ser tratado não apenas a partir de qualquer um dos autores de nossa tradição (de Husserl e Dilthey a Gadamer e Ricoeur), mas também a partir de uma paleta de interesses completamente heterogêneos (clínicos, filosóficos, psicopatológicos, sociais, políticos etc.). Por outro lado, ele admite uma transversalidade salutar, uma vez que convida todos nós ao enriquecimento de nossas perspectivas por meio de uma escuta atenta às perspectivas alheias. Como em nossas duas primeiras edições, portanto, nas quais tratamos dos temas 'existência e sofrimento' e 'corpo e violência', o 3o Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica também gira agora em torno de um campo de problemas central para os dilemas do existir em nosso tempo e para a lida psicológica, filosófica, sociológica ou antropológica com esses dilemas. Ele nos convida a uma lida atenta com o que concerne hoje e sempre a todos nós.
 
 

Para mais informações acerca dos palestrantes internacionais e nacionais, ingressos etc., acesse o site congresso.institutodasein.org

 

DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: DIA 20 DE ABRIL DE 2020.

O tema "Afeto e Cuidado" será divido em seis núcleos temáticos. Ao submeter o trabalho, o proponente deve optar por um deles. 


1 - Psicologia, psicopatologia e cuidado
2 - Terapias da afetividade e dilemas da distância
3 - O lugar dos afetos na estrutura do tecido existencial
4 - Intencionalidade, cuidado e disposição afetiva
5 - Situações limite e suspensão do cuidado
6 - Cuidados contemporâneos, afetos tempestivos

CRITÉRIOS PARA A SUBMISSÃO DOS TEXTOS PARA AS CONFERÊNCIAS E COMUNICAÇÕES:


1. O autor deve, necessariamente, estar inscrito no evento e ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição para garantir a apresentação e publicação do resumo. 


2. Cada participante só pode submeter um trabalho na categoria de autor.


3. O número máximo de autores por trabalho é de 3 participantes.

 
4. O resumo deve ter entre 300 e 350 palavras e ser apresentado em parágrafo único, fonte: Times New Roman, tamanho: 12, espaçamento duplo. Não serão contados título e palavras-chave nesta área.


5. Deverão ser apresentadas entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e a última palavra seguida por ponto.


6. Os trabalhos deverão ser enviados, em um documento PDF, para o e-mail institutodasein@institutodasein.org, contendo os seguintes dados no arquivo PDF e no corpo de texto do e-mail: título do trabalho, bloco temático, autor, resumo e palavras-chaves.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

Os resumos serão avaliados pelos membros da Comissão Científica, bem como por consultores ad hoc. Os resumos poderão ser aprovados, reprovados ou aprovados após alterações sugeridas.

A avaliação dos resumos será feita de acordo com os seguintes critérios:

a) Adequação do título ao trabalho;


b) Fundamentação e relevância do estudo;


c) Qualidade gramatical do texto;


d) Objetividade;


e) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão;


f) Adequação do resumo ao bloco temático ao qual ele foi proposto.