Grupo de Estudos Instituto Dasein: Leitura crítica da Daseinsanálise Hermenêutica de Alice Holzhey-Kunz

Terças-feiras das 14h00 às 15h45.

Professor Alexandre Collarile Yamaguti

Grupo de Estudos Instituto Dasein – Leitura crítica da Daseinsanálise-Hermenêutica de Alice Holzhey-Kunz.

Proposta e Objetivo

Grupos são, por definição, espaços de configuração identitária. Neles se dá a formação e deformação das ideias que temos sobre nós mesmos e sobre os outros. São assim, ao mesmo tempo, ensaio e espetáculo quando falamos de cuidado existencial: um espaço no qual testamos e expomos ideias, conquistas, dúvidas e fragilidades sobre o ser psicóloga e psicólogo, produzindo conhecimento de forma colaborativa. Sendo assim objetivo de nosso grupo é propiciar um espaço de transição entre os cursos regulares, que trazem um conteúdo específico a ser transmitido, e uma supervisão que trabalha sob demanda dos participantes. A dinâmica é garantida por uma espécie de negociação entre a obra escolhida como direcionadora dos encontros e as demandas emergentes do grupo, sempre a partir da leitura da obra, seja ela a compreensão de situações vividas pelos membros evocada na leitura, seja a discussão de possibilidades de ações pragmáticas de nossa prática ou ainda o embasamento destas ações nas bases ontológicas e filosóficas subjacentes ao fenômeno em questão.

Método e Requisitos

O grupo é conduzido sempre a partir de leituras de textos fundamentais da prática daseinsanalítica. Como mencionado a discussão é encarnada pela tematização de situações clínicas ou pessoais trazidas pelos participantes. O grupo é conduzido por um psicólogo, em um formato mais horizontal e protegido, buscando acolher a exposição dos participantes, seus questionamentos e percepções pertinentes ao desenvolvimento da prática psicológica. Deste modo o grupo é necessariamente um espaço plural, constituído por diversas vozes, desde os psicólogos e psicólogas em formação aos pós-graduados com mais tempo de formação. O requisito principal é que os membros estejam dispostos à uma troca íntima, que possibilite a (de)formação de nossas compreensões sobre o sofrimento humano e o cuidado terapêutico pertinente a cada realidade, unindo recursos de diversas gerações e lugares de fala. Por conter temas e exposições sensíveis, os grupos não são gravados e comercializados, como forma de garantir a proteção dos membros e manter a espontaneidade das discussões. Não é necessário que novos participantes tenham lido a obra anteriormente.

Leitura atual

Como fio condutor de nossas discussões a obra escolhida há pouco mais de um ano é: Daseinsanálise: fundamentos filosófico-existenciais sobre o sofrimento psíquico e sua terapia (2018) ed. Via Verita, de Alice Holzhey-Kunz*. Na primeira semana de agosto será iniciada a quarta parte do livro (consequências terapêuticas). O caráter crítico da leitura se dá muito mais pela proposta de dialogar a proposta da autora dimensão política que atravessa todo existir humano de forma particular, no esforço da produção de novos conhecimentos, ampliação dos horizontes daseinsanalíticos e uma contextualização mais correspondente à realidade brasileira.

Data e Horário

 Esperamos todas e todos de portas abertas para que conheçam o grupo em um primeiro encontro, e se assim desejarem, que venham a constituí-lo. O grupo está acontecendo na modalidade on-line, às terças-feiras, das 14:00 às 16:00 via Zoom. Interrupções e férias são negociadas diretamente com o coordenador e os integrantes (em geral duas semanas de intervalo no mês de Julho e três entre Dezembro e Janeiro)**

 

*Em parceria com a editora Via Verita conseguimos condições especiais para a aquisição da obra.

** Durante a situação de pandemia o grupo acontece on-line, sem previsão de volta à modalidade presencial. A entrada de novas e novos participantes é possível, contudo, o mais provável é que o grupo volte aos encontros presenciais quando for desejável. Isto não impede que outro grupo seja formado na modalidade on-line para aqueles que sejam de outras regiões ou aos participantes que preferirem permanecer na modalidade on-line.

Bibliografia: 

Buscando enfatizar a importância da hermenêutica para o pensamento daseinsanalítico duas obras foram escolhidas pelo grupo para o início dos estudos:
CASANOVA, M. A.  Introdução à Psicologia descritiva e analítica de Wilhelm Dilthey: A hermenêutica dilheyana como crítica das ciências humanas.  In: Ideias sobre uma Psicologia descritiva e analítica.  Rio de Janeiro, Via Verita, 2011.
HOLZHEY-KUNZ, A.  Daseinsanálise: o olhar filosófico-existencial sobre o sofrimento psíquico e sua terapia.  Rio de Janeiro, Via Verita, 2018.

 

Modalidades:

Presencial - Tendo em vista o isolamento social colocado pela situação da pandemia, este semestre o grupo de estudos acontecerá somente na modalidade de acompanhamento remoto online.

Acompanhamento remoto - Exclusivamente devido a quarentena, o grupo ocorrerá online ao vivo por meio da plataforma Zoom. 

 

Valores: 

R$180,00 mensais.

R$140,00 para alunos de outros cursos do Instituto.

Pagamento através de boleto bancário.

 

Inscrições e informações, nos escreva:

cursos@institutodasein.org

 

Alexandre Collarile Yamaguti

Psicólogo – PUC-SP, mestre em Psicologia Clínica – PUC-SP e atualmente doutorando em Psicologia Clínica – PUC-SP. Atua como terapeuta e supervisor clínico em consultório particular. Pesquisa atualmente a articulação entre Daseinsanálise e questões de gênero, com especial destaque para as masculinidades contemporâneas.

Currículo Lattes.