Arte e Clínica: caminhos de um diálogo de essências

Início 14 de março de 2019, quintas-feiras das 19h30 às 21h30.

Prof. Marco Casanova

 

O objetivo do presente curso é acompanhar os diálogos possíveis entre arte e clínica, entre experiência estética e possibilidades de compreensão do sofrimento existencial. Para tanto, nós nos dedicaremos antes de tudo a uma apresentação dos traços estruturais que determinam o caráter propriamente dito da arte contemporânea, isto é, a arte que se faz desde o acontecimento da "morte de Deus". Em seguida, analisaremos alguns modos de determinação da essência da obra de arte: Nietzsche, Heidegger, Foucault e Deleuze. Por fim, a partir de uma apresentação da ligação entre arte e sofrimento, teremos a oportunidade de questionar o quanto a arte tem um papel central nas perspectivas de compreensão e tratamento do sofrimento existencial.

 

Duração:

12 aulas de 2 horas cada, totalizando 24 horas de aula. Verifique os dias e horários dos cursos na agenda.

 

Modalidades:

Presencial - O curso é ministrado na Rua Paracuê, 157 - Sumaré - São Paulo/SP (próximo à estação Vila Madalena do metrô).

Acompanhamento remoto - Transmissão online ao vivo das aulas por meio da plataforma Eventials.

 

Em ambas as modalidades o aluno tem acesso às gravações em vídeo das aulas ministradas. Os vídeos estarão disponíveis para serem assistidos ao longo do semestre nas plataformas de hospedagem.

Para acompanhar os cursos somente pelas gravações, a inscrição deve ser feita na modalidade de acompanhamento remoto.

 

Valores:

Presencial - 4x R$ 320

Acompanhamento remoto - 4x R$ 230

 

Descontos:

  • 50% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 11/01/2019.
  • 25% de desconto na primeira mensalidade para matrículas até o dia 08/02/2019.
  • Ao se matricular em mais de um curso o aluno recebe 20% de desconto no valor total das inscrições.
  • Alunos do semestre passado recebem 15% de desconto no semestre atual.
  • Descontos não cumulativos.

 

Marco Antonio Casanova

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009) e A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.

Currículo Lattes