Evento de lançamento do Instituto Dasein - Rio de Janeiro
Bases Filosóficas da Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica

Sábado dia 21/10/2017, das 08h00 às 13h00
Professores: Profa. Dra. Cristine Mattar / Prof. Dr. Marco Casanova / Prof. Dr. Alexandre Marques Cabral  


No dia 21 de outubro, o Instituto Dasein iniciará suas atividades no Rio de Janeiro com um evento sobre as bases filosóficas da psicologia fenomenológica e hermenêutica. Nesse evento, que contará com a presença de três renomados pesquisadores no campo da psicologia de vertente fenomenológica e hermenêutica hoje no Brasil, o Instituto Dasein estará anunciando seu curso de formação no Rio de Janeiro, que começará em fevereiro de 2018 com uma turma mensal aos sábados. O evento, assim, não será apenas uma oportunidade de se acompanhar as discussões atualmente em curso nas relações entre fenomenologia, hermenêutica e psicologia, compreendendo em que medida autores como Nietzsche, Heidegger, Binswanger, Judith Butler e Simone de Bouvoir trazem consigo todo um conjunto de novas formas de consideração dos transtornos existenciais e de suas perspectivas clínicas. Ao contrário, ele também se mostrará como o primeiro passo na criação de um campo de confrontação com o sofrimento existencial humano e com os caminhos possíveis de uma terapia não invasiva, não totalitária, em suma, uma terapia capaz de resgatar os conteúdos propriamente ditos de nossos abismos humanos.


Conferências:
Profa. Dra. Cristine Mattar (UFF) - Análise Existencial, Psicanálise e Clínica na obra Discurso, Percurso e Freud, de Binswanger.

Prof. Dr. Marco Casanova (UERJ) - Nietzsche e Heidegger: Para uma terapia para além da identidade.

Prof. Dr. Alexandre Marques Cabral (UERJ) - Existência e gênero: performatividade e singularidade em Simone de Beauvoir e Judith Butler.

Local:
Flex Center - Largo do Machado, 54A - Catete - RJ

Valor: 
R$ 150,00
Até dia 10 de outubro, 10% de desconto - R$ 135,00

Inscrições e informações:
cursos@institutodasein.org