Leituras de Ser e tempo de Martin Heidegger

Quintas-feiras das 14h00 às 16h00

Prof. Marco Casanova

 

Ser e tempo é a obra capital de Martin Heidegger e uma das obras mais importantes do século 20. A partir da tentativa de recolocar uma vez mais de maneira radical a pergunta acerca do sentido do ser, Heidegger vai paulatinamente nos confrontando com toda uma nova determinação do ser do homem, com a afirmação do caráter hermenêutico de nossa existência (ser-no-mundo), com toda uma gama de conceitos que possuem repercussões diretas sobre áreas do saber como a psicologia, a medicina, a história, as ciências sociais e a antropologia entre outras e que foram decisivos para os desdobramentos ulteriores das obras de autores como Jean Paul Sartre, Jacques Derrida, Hans Georg Gadamer, Hannah Arendt e Emmanuel Levinas.

O que pretendemos empreender no presente curso de leitura de Ser e tempo é um acompanhamento detido de cada um dos parágrafos do livro que iniciamos no primeiro semestre de 2016, sempre rearticulando o seu pano de fundo histórico e os problemas com os quais Heidegger precisou se haver na obra.

Como iniciaremos agora a leitura a partir do parágrafo 45 do livro, mas procuraremos retomar incessantemente o movimento do texto até aqui, não há qualquer pré-requisito para a participação no grupo. O curso será dividido em três módulos que serão tratados em cada um dos meses do curso que vai de agosto a novembro:

1) Morte cotidiana e conquista da mortalidade: ser-para-morte

2) Voz da consciência e retomada da responsabilidade pelo poder ser: para uma ética da finitude

3) Decisão antecipadora e a essência temporal do cuidado

 

Duração:

 

12 aulas de 2 horas cada, totalizando 24 horas de aula. Verifique os dias e horários dos cursos na agenda.

  

Modalidades:

Presencial - O curso é ministrado na Rua Paracuê, 157 - Sumaré - São Paulo/SP (próximo à estação Vila Madalena do metrô).

Acompanhamento remoto - Transmissão online ao vivo das aulas por meio da plataforma Eventials.

 

Em ambas as modalidades o aluno tem acesso às gravações em vídeo das aulas ministradas. Os vídeos estarão disponíveis para serem assistidos ao longo do semestre nas plataformas de hospedagem.

Para acompanhar os cursos somente pelas gravações, a inscrição deve ser feita na modalidade de acompanhamento remoto.

 

Valores:

Presencial - 4x R$ 320

Acompanhamento remoto - 4x R$ 230

  • Ao se matricular em mais de um curso o aluno recebe 20% de desconto no valor total das mesalidades
  • Alunos do semestre passado recebem 15% de desconto no semestre atual 
  • Descontos não cumulativos

Inscrições e informações:

cursos@institutodasein.org

 

Marco Antonio Casanova

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009) e A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.

Currículo Lattes