IV Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica: crise e clínica

 

 

De 26 de junho a 04 de julho de 2021

 

Crise e clínica são termos que se correquisitam mutuamente. Não há por um lado nenhuma relação terapêutica possível que possa se dar para além de algum abalo, de algum modo de instabilização da existência, sem inquietude e inquietação. Toda relação terapêutica tem assim seu início em uma experiência de crise. As crises em geral, por outro, exigem de nós um certo distanciamento, que sempre vem acompanhado de consideração, avaliação e julgamento. Crises, portanto, mesmo quando se desenrolam nos campos da política ou da sociedade, nos concernem a partir daquilo que constitui o compromisso primordial de toda clínica: a possibilidade de transformação. Tudo isso estará presente no 4o congresso internacional de psicologia fenomenológica e hermenêutica realizado pelo Instituto Dasein, que versará precisamente sobre o amplo espectro das relações entre crise e clínica: terapia, psicopatologia, cuidados hospitalares, política, filosofia entre outras áreas darão aqui o tom de mais um evento que reunirá uma gama mais do que significativa de intelectuais nacionais e estrangeiros em torno de mais um tema de nosso tempo

Palestrantes internacionais confirmados:
Alfried Längle, Caroline Gros, Georges Charbonneau, Angela Woods, Christine Lopes, Philippe Cabestan, Carlos Morujão, Françoise Dastur.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Palestrantes nacionais confirmados:
Adriano Holanda, André Sendra de Assis, Carmem Barreto, Crisóstomo Lima do Nascimento, Joelson Tavares Rodrigues, Marco Casanova, Paulo Evangelista, Alexandre Cabral, Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, Claudia Lins Cardoso, Guilherme Messas, Josefina Daniel Piccino, Patrick Wagner, Tommy Akira Goto, Ana Maria Feijoo, Beto Machado, Cristine Mattar, Henriette Morato, Marcelo Sodelli, Paulo Cesar Gil Ferreira, dentre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Instituições parceiras:
ABD, EFD, IFEN, LabFeno, LACLIFEP, LEFE, SBPFE e SOBRAPHE.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
SUBMISSÃO DE TRABALHO:
O tema "Crise e clínica" será divido em seis núcleos temáticos. Ao submeter o trabalho, o proponente deve optar por um deles. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. Crise e transformação: o lugar das crises na estruturação das possibilidades da existência
2. Clínica e confrontação: as tensões em jogo na atividade clínica
3. Terapias do social: os modos sócio-políticos de adoecimento
4. Dissonância, divergência e resistência: das lutas contemporâneas contra o mal-estar na comunidade
5. A saúde no limite: da lida com os sofrimentos insuportáveis e suas nosologias
6. Crise e método clínico: da experiência ao manejo
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: DIA 31 DE MAIO DE 2021.

 

 Para mais informações acerca dos palestrantes internacionais e nacionais, ingressos etc., acesse o site congresso.institutodasein.org